Um novo decreto foi publicado pela prefeitura de Ariquemes (RO) nesta sexta-feira (3) prorrogando o estado de calamidade no município devido a pandemia do novo coronavírus. No entanto, diferente da decisão publicada em 20 de março, um número maior de estabelecimentos comerciais poderão ser abertos a partir do próximo sábado (4).
O prefeito Thiago Flores havia informado em uma transmissão no Facebook, realizada na quinta-feira (2), que iria reabrir parte do comércio para evitar demissões. No decreto, ele também afirma que um documento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) "sinaliza a possibilidade de flexibilização parcial das restrições anteriormente impostas, sem comprometimento do mínimo indispensável à promoção e preservação da saúde pública".
Com isso, permanecem fechados shoppings, galerias, centros comerciais e academias destinadas à prática de quaisquer atividades desportivas. Também fica suspenso o funcionamento de estabelecimentos dedicados à realização de festas, cinema, teatro, formaturas, casamentos, batizados e festas em geral.
Os moradores não poderão utilizar parques públicos ou privados e praças, pistas de caminhada/corrida e ciclovias com o objetivo de lazer e/ou prática desportiva, academias públicas ou privadas destinadas ao lazer/recreação ou à prática desportiva clubes públicos ou privados destinados ao lazer/recreação ou à prática esportiva.
O decreto também proíbe a utilização de restaurantes e lanchonetes para atividades de lazer, como dominó, assim como a visita a pacientes internados na rede pública e privada de saúde.